Quem Somos ?

O projeto Palhaços Visitadores  reúne um grupo de artistas que utilizam a linguagem do humor e do palhaço com fins terapêuticos e para a melhoria da qualidade de vida de pessoas em contexto de fragilidade, isolamento ou exclusão social.

O palhaço é um ser que navega nas emoções, que vai de encontro ao humano através da inocência, do humor e do afeto.

O riso e a espontaneidade que caracterizam a sua ação, potenciam a criação de um ambiente positivo e transformador.

O nosso projeto nasce da vontade de atenuar carências de afetos em públicos cujo isolamento é um problema real. Neste aspeto o palhaço comunica com o ser humano, dos 0 aos 100 anos, trazendo à tona emoções e possibilidades de interação muitas vezes únicas e singulares mas de grande intensidade.

O projeto, sediado no espaço associativo Porto d’Artes, em Campanhã, visita desde Janeiro de 2018 as instituições do Lar de S. Manuel e dos Cuidados Continuados na Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira.

Pretendemos, agora, alargar a nossa rede de parceiros e de projetos. no terreno.

 

Convidamo-lo a visitar o nosso site e a contatar-nos sem hesitações no caso de desejar fazer parte deste nosso projeto!

Formação

Des (formatando)



O palhaço, espelha as imperfeições e dificuldades do ser humano face aos desafios da vida. Com ele aprendemos a rir de nós mesmos e dos nossos erros. Propomos espaços de formação para profissionais de saúde e de educação onde o principal objetivo é redescobrir o jogo e a capacidade de improvisar face ao imprevisto e imprevisível . Aceitar o nosso lado vulnerável, permite-nos perceber melhor os públicos com os quais trabalhamos. Queremos estender o alcance da nossa ação possibilitando a outros profissionais de receberem um pouco das nossas "técnicas especiais"!

Intervenção Artística

A arte da transformação



Acreditamos profundamente no caráter transformador da arte do palhaço. Através dela esperamos conseguir criar encontros e ambientes mágicos nos sítios que visitamos.  As nossas visitas destinam-se a propocionar momentos únicos, baseados na leveza cómica do palhaço mas onde exploramos também outras linguagens como as da música, da poesia e da dança.

Ação Social e Comunitária

Criando pontes



Com os nossos projetos sabemos que estamos a entrar em contextos económico-sociais complexos que envolvem na maioria das vezes um grupo alargado de instituições e de agentes de intervenção social. Desejamos com a nossa ação incluir-nos em parceria com outros projetos, criando pontes e identificando possibilidades de ação conjunta.

Conheça a nossa equipa !

Parceiros

porto dártes

Santa casa da misericórdia de S. Joao da Madeira

caixa de mitos

Funerária

78364862_721988158308978_8447125104046899200_n

Contribua para tornar as nossas visitas possíveis!

NIB: PT50 0033 0000 4531 5359 6330 5